Para matar a curiosidade

PARA AFASTAR CURIOSOS

Aqui você vai encontrar fundamentalmente coisas aleatórias e viajadas, tiradas da parte menos social da minha cabeça e de monólogos pensados que eu faço para mim mesmo. Vai encontrar alguma pesquisa sobre os assuntos tratados e, sinto informar, se você entender tudo o que eu disser você não é normal.

Você não tem motivo para querer ler este monte de esterco de elefante com mosquinhas zanzando. Recomendo que feche a janela e não desça mais a página.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Tempo

O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem, e o tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto o tempo tem, dependendo da sua velocidade relativa a um referencial inercial.

Por algum motivo, hoje eu estou morrendo de sono, então vou falar sobre um assunto bem leve e tranqüilo*: viagens no tempo. Prepare-se, porque os próximos parágrafos vão estragar muitos filmes para você.



O espaço-tempo:
Esse é um conceito importante e bem legal de se entender. Responda rápido: Quantas dimensões tem o nosso universo? Isso mesmo, nosso universo tem 3 dimensões de espaço e 1 de tempo, totalizando quatro.
Sendo assim, vamos definir um sistema de coordenadas (x,y,z,tc) com centro em mim**, neste instante. Logo, o instante em que eu escrevi aquilo é o evento(ponto) definido por (0;0;0;0c). Agora vamos passar 1 segundo, o evento agora será (0;0;0;1c). Sendo c = 300.000 km/s, eu posso dizer que viajei "pelo tempo", estando parado, 300.000 km em um segundo sentado na minha cadeira.

A dilatação do tempo e viagens para o futuro:
O tempo dilata assim, ó
Ok, vou tentar explicar isso aqui o mais superficialmente***  possível. Imaginem o espaço-tempo como um grande pano bem esticado. Agora jogue uma bola de boliche em cima dele... viu a curvatura? Viu como ele se esticou nas redondezas da bola? Pois é, então quer dizer que o tempo-espaço se estica na presença de massa? Mais ou menos, ele se estica na presença de energia, e como e=mc², também com massa. Se você medir o pano esticado ele vai parecer maior, mas não se pode negar que é a mesma quantidade de pano. Do mesmo jeito, se você estiver se movendo em um espaço-tempo dilatado, ele vai parecer maior, e você vai "demorar mais" para atravessar um mesmo tempo.

Resumo: Qualquer corpo sob ação de um campo gravitacional vai se mover mais lentamente através do espaço-tempo.

Resumo do resumo: Quer viajar pro futuro? Acumule bastante energia. Você pode sair correndo numa velocidade muito grande ou simplesmente engordar alguns milhões de toneladas.


ATENÇÃO: A partir daqui entramos em uma área MUITO incerta atualmente, se você aceitar teorias diferentes das minhas ficarei contente em debater o assunto.


Gostou? Já peguei as duas... em algum universo.
O multiverso e viagens entre realidades:
Agora, para viajar para o passado a coisa complica bastante. Se você observou a equação acima atentamente (o que eu duvido),  pode pensar que "é só" atingir uma velocidade maior que a da luz, mas para isso você precisaria atingir, anteriormente, uma velocidade igual a ela, causando uma divisão por 0.

Para resolver isso é só criar um monte de realidades alternativas paralelas. Pois é, segundo a teoria do multiverso existem infinitos universos interligados, porém independentes onde tudo o que é possível acontecer, acontece. Em alguns a humanidade nem existe, em outros o Fiuk é casado com a sua mãe. Esses universos seriam interligados por buracos negros ou buracos de minhoca****, sendo possível, então, viajar entre eles nos dois sentidos, sendo transportados no tempo e no espaço. Vamos, porém, considerar que o que você estaria vendo seria apenas um dos passados ou dos futuros possíveis, e não haveria problema nenhum se, por acaso, você resolvesse ir a um deles matar seu próprio pai... pense nas possibilidades.





*Reforma ortográfica my ass.

**Quero ver alguém perguntar se eu me acho o centro do universo agora.

***Doce ironia. Se alguém entendeu o "superficial", sinto muito, mas é um nerd maldito.

****Papo para outro dia...

Um comentário: