Para matar a curiosidade

PARA AFASTAR CURIOSOS

Aqui você vai encontrar fundamentalmente coisas aleatórias e viajadas, tiradas da parte menos social da minha cabeça e de monólogos pensados que eu faço para mim mesmo. Vai encontrar alguma pesquisa sobre os assuntos tratados e, sinto informar, se você entender tudo o que eu disser você não é normal.

Você não tem motivo para querer ler este monte de esterco de elefante com mosquinhas zanzando. Recomendo que feche a janela e não desça mais a página.

domingo, 14 de novembro de 2010

Darwinismo

"Os muito comunistas que me perdoem, mas concorrência é fundamental."
Vinicius de Morais
Eu (déjà vu?)    

Deprimido? Alegre-se, só por estar vivo você pode se referir a si mesmo como "o mais apto". (Se você pensou em "apartamento" sugiro que pare a leitura (que nem deveria ter começado (sim, eu amo parênteses)) agora.)

Lamarck, seu tolinho.... Veja como essa girafa zomba de você.
Como você já deve saber, em sua principal publicação, "A Origem das Espécies"*, Darwin explicou de forma revoltantemente simples...

...não, não foi a origem das espécies, isso ninguém sabe ainda. Ele explicou o mecanismo pelo qual as espécies são do jeito que são hoje, através da seleção natural. (que eu prefiro acreditar que você sabe do que se trata)


O ambiente dá as regras, quem consegue se reproduzir marca um ponto, quem morre antes some. Não vejo como alguém pode querer mais sentido na vida do que esse divertidíssimo jogo. (E bota divertido nisso.)

A parte legal é que essa teoria, sem querer querendo, foi extrapolada e hoje explica... tudo. (apesar de que sinto que este post vai puxar para a parte econômica da história.)

A internet hoje disponibiliza para qualquer um com 3** neurônios qualquer coisa (ok, quase) "gratuitamente", o que anda preocupando seriamente as grandes gravadoras e estúdios de cinema, os grandes feudos*** da produção midiática. Combater downloads "ilegais" é secar gelo, o ambiente mudou e quem não estiver adaptado vai morrer.

"Mas você não pode competir com algo que é grátis!", diriam os mais medievais. E aqui vai o segredo do novo renascimento:

"Por que ir no cinema se eu posso baixar o filme de graça, duh?"
Essa frase é uma realidade, mas ainda assim é uma aberração. Por quê? Simples assim: No cinema você tem pipoca, uma poltrona legal e confortável, óculos 3D e, com alguma sorte, um outro ser da mesma espécie do lado, para depois do filme colaborar com a perpetuação da espécie. São experiências totalmente diferentes. O mesmo vale para as músicas, quem não gosta de uma biblioteca organizada, onde todas as músicas têm o mesmo volume e tudo mais? Taí o sucesso do iTunes.


Droga, me estendi demais, lá se vai mais um post sem conclusão. Tá cansativo demais pra ler?




*O nome original do livro é essa fofura de "On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life", pergunto-me POR QUE alguém dá um nome desse tamanho para um livro... Acho que era moda no séc. XIX.

**Se alguém entender por que eu falei 3 e não 2 neurônios vai ganhar meu eterno respeito. Mentira.

***Nossa, essa metáfora é bem grande, mas não vou chatear vocês ainda mais e vou deixar que quem quiser pense no assunto.

Um comentário:

  1. Sinto falta da conclusão, porque o post estava ótimo. Sério.

    Uma coisa curiosa é que eu, em toda minha diminutez, tinah concluído (antes do post) que a seleção natural tinha sido executada (uau, que palavra forte) pela tecnologia, ou — para os mais filosóficos — pela razão.

    Tá, eu sempre preferi dizer pela tecnologia, pelos avanços medicinais e tomei a seleção natural como uma seleção artificial. Ou você dá sorte e nasce com a "vida ganha" (acompanhamento profissional, pré-natal, parto agendado, papinha de nenê, complemento vitamínico, dinheiro no bolso do papai e da mamãe pra ter casa, comida, roupa lavada e remédio) ou então você deu azar e nasceu de qualquer jeito, com dificuldades financeira se sociais ou ainda é realmente alguém sacaneado pela fatalidade e nasceu com sérios problemas de estrutura familiar, dinheiro e saúde.

    O post me faz pensar um pouco de um jeito diferente, mas concordo. As pessoas são extremistas ao dizer que o download vai acabar com indústrias e mimimi. Mesmo porque, existem muitos babacas por aí que, como eu, preferem comprar CDs, irem no cinema, irem a shows e serem esmagados por pessoas suadas vindas de todos os lados, comprar goodies e outras coisas que sustentam o artista por meros motivos como "ter o original".


    Pra variar, embormei demais e fiz muita bagunça no comentário. Lide com isso.

    ResponderExcluir